Livros : Cozinha e Literatura

Posted on Déc 18, 2015 in 💡 DES IDÉES EN PLUS

Gastronomia-e-literatura

 

Un billet qui s'adresse à mes amis portugais, puisque c'est mon pays d'adoption et que, tout comme en France, on adore la gastronomie et la littérature.

Um post para os meus amigos portugueses, já que Portugal é a minha terra adotiva e que tal como em França, adoramos a gastronomia e a literatura.

 

📚 Livres, livros, books…

No meu post "Livres, films et cuisine", apresentei vários livros de escritores franceses ou estrangeiros. Estes encontram-se traduzidos em português. 

  • Chocolate
  • Autor: Joanne Harris
  • Editor: Edições Asa
  • Como Água para Chocolate
  • Autor: Laura Esquível
  • Editor: Edições Asa
  • Cremas & castigos

  • Autor: Anne Martinetti

  • Editor: Vergara

E também ...

  • A Casinha de Chocolate
  •  Irmãos Grimm
  • Ilustrações: Pablo Auladell; Tradução: Marta Rincón e Elisabete Ramos
  • Editor: Kalandraka

 

🇵🇹 Livros de gastronomia e literatura em língua portuguesa

Aqui estão alguns livros que descobri há pouco tempo. E gostei muito ...

Uma prenda original para quem gosta de cozinhar na companhia de grandes escritores e escritoras ! 

Comer e beber com Eça de Queiroz

Comer e beber com Eça de Queiroz

 Comer e Beber com Eça de Queiroz 

Autores:  Beatriz Berrini, Maria de Lourdes Modesto

Alêtheia Editores & Fundação Eça de Queiroz

"Com introdução de Beatriz Berrini e receitas de Maria de Lourdes Modesto, esta reedição de Comer e Beber com Eça de Queiroz oferece-nos, através da culinária, uma nova perspectiva sobre a obra do conceituado autor.

Fruto de uma parceria com a Fundação Eça de Queiroz, com receitas confeccionadas pelo Restaurante de Tormes, este livro representa uma síntese entre culinária e literatura. Cada receita vem acompanhada por um trecho da obra, assim como por uma sugestão de vinho...Podemos não só apreciar os vários pratos como entrar na casa que inspirou o autor de A Cidade e as Serras."

Cada receita é acompanhada por um trecho da obra do escritor.

 

Um jantar de escritores

Um jantar de escritores

Um jantar de escritores, Selecção de Textos e Notas Epicuristas

Autor: José Viale Moutinho

ilustração: Capa de Fedra Santos

Editor: Colares editora

 "Quem é que se atreve a fritar batatas com a garantia da qualidade das mãos do grande prosador Ramalho Ortigão? Quem prepara umas perdizes como o grande Fialho de Almeida ou Bulhão Pato e se atreve a dizer - e com razão - que as ameijoas à sua maneira, afinal, são da autoria de um grande cozinheiro chamado João da Matta? Quem era tão magrinho como Eça e falava tanto da paparoca como ele? Já Camilo punha altares ao caldo verde e às tripas, que Fernando Pessoa só as conhecia de longe! Júlio César Machado punha o seu barrete de cozinheiro para fazer uma caldeirada de truz... Wenceslau de Moraes trata do chá e Camilo serve o café. Estão a ver Garrett com um ananás na mão?"

Neste pequeno livro, o  autor- grande gastrónomo e escritor de talento - fala de gastronomia, de receitas et de vinhos citando grandes nomes da literatura. Uma delicia !

Camilo-Castelo-Branco-e-o-garfo

Camilo Castelo Branco e o Garfo

Camilo Castelo Branco e o Garfo

Autor: José Viale Moutinho

Editor: Âncora Editora

"José Viale Moutinho, conhecido investigador de Camilo Castelo Branco, debruça-se desta vez sobre a gastronomia na obra de Camilo. Percorrendo os inúmeros livros do escritor e textos dispersos, recolheu as invulgares citações relacionadas com alimentação e procurou descobrir o modo de confecção da época. Desde a truta de escabeche ao toucinho-do-céu, as dezenas de citações e receitas que compõe este livro certamente irão agradar tanto camilianistas como amantes da cozinha."

A cozinha das escritoras

A cozinha das escritoras

A Cozinha das Escritoras

Autor: Stefania Aphel Barzini

Editora Benvirá ( Brazil)

Também é possível fazer um download da obra em PDF.

"Dez grandes escritoras, dez diferentes maneiras de se interpretar literatura e cozinha. A pesquisadora italiana Stefania Aphel Barzini conta como a cozinha influenciou suas obras.

Assim, são narradas as pequenas biografias gastronômicas de grandes mulheres da literatura internacional de Virginia Woolf, Gertrude Stein, Simone de Beauvoir,  Elsa Morante,  Karen Blixen, Agatha Christie, Grazia Deledda, Harriet Beecher Stowe, Pamela L. Travers e Colette."

 

 

# # # #

Show Buttons
Hide Buttons